top of page
  • grazitorin

Conexões Maternas




Minha segunda gravidez foi com 36 anos e não tive amigas ou parentes que estavam vivendo o mesmo momento, por isso no começo foi um pouco complicado.

Complicado porque é mais fácil falar sobre bebê, puerperio, amamentação com que está passando esse momento ou passou recentemente.

Os passeios com amigos já não acontecia com tanta frequência, então no primeiro momento pode haver um afastamento natural, mas o que é verdadeiro prevalecerá depois da tempestade.

Lembro de ter uma carência muito grande de conversar com outras mulheres , compartilhar experiências, até mesmo porque passava muito tempo só eu e o Rafa.

Morava bem próximo a um parquinho, bem conhecido na minha cidade, então com frequência ia com o Rafa até lá, para que ele brincasse um pouco e se socializasse.

Em um desses dias , comecei a conversar com uma moça, lembro me como se fosse hoje ,ela perguntou: "Você participa de algum grupo de mães", nossa nesse momento , parecia que eu havia sido questionada se queria ganhar um prêmio, fiquei tão feliz e grata que claro, no mesmo dia estava no grupo do whatsapp.

Percebi que o grupo eram de pessoas com filosofias de maternidade e de vida muito diferentes da minha, um pouco fora da minha realidade, mas tudo com muito respeito.

Pra mim era um presente, só de ter trocas de experiências , poder aprender mais e poder compartilhar, fazer perguntas , nossa foi libertador.

Em alguns momentos nos encontramos presencialmente, as crianças brincaram as mães desabafaram. Não levei adiante grandes amizades, mas muito carinho e gratidão.

Com o tempo ficou mais fácil a aproximação de mães da mesma escola que o Rafael, pois além do vinculo materno , tem o vinculo das crianças. Hoje o Rafa tem 8 anos e até hoje mesmo não estudando na mesma escola, temos aproximação dos amiguinhos que estudaram com ele desde o maternal. Mantivemos um grupo das mães e até hoje compartilhamos vivências e momentos juntas.

Se você está grávida ou com crinça pequena, se atreva a viver novas amizades, crie grupos de whatsapp, encontros, pois eles são muito importantes para vocês.

Muitas novas amizades se tornam a rede de apoio de muitas mães, principalmente daquelas que vivem distantes da família.

Esteja sempre aberta ao novo!!




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page