Para os pais, criar crianças gentis geralmente está em algum lugar perto do topo da lista. Crianças pequenas são capazes de atos maravilhosos de compaixão, mas leva tempo para eles desenvolverem habilidades sociais e aprenderem a se colocar no lugar de outra pessoa. Criar crianças amáveis não é um projeto de solução rápida - e todas as crianças vão cometer erros ao longo do caminho.
Para aprender a gentileza as crianças precisam de uma compreensão do que é bondade. Eles precisam ver em ação tanto na realidade quanto em livros ou histórias. Eles precisam de oportunidades para praticar a gentileza e muito reforço positivo para fazer coisas gentis.
Os pais podem realmente ajudar neste processo modelando o comportamento gentil, elogiando as crianças por seus atos gentis, falando sobre bondade, proporcionando muitas oportunidades para as crianças praticarem, mas principalmente as crianças aprendem muito através da observação dos adultos ao seu redor. Portanto, demonstre gentileza em suas próprias interações e ações diárias, utilizando as palavras mágicas como: “por favor”, “me desculpe".
Aqui estão algumas ideias específicas que podem realmente ajudar.
Praticar a bondade: As crianças precisam de oportunidades para mostrar carinho para que possam praticar a gentileza. Isso pode envolver cuidar de um animal de estimação ou ajudar com crianças mais novas ou fazer atos gentis para os vizinhos ou membros da família. As crianças pequenas precisam de muitas oportunidades para desenvolver suas habilidades sociais, então incentive amizades e encontros e certifique-se de que elas tenham muito tempo brincando com outras crianças.
Construindo empatia: Crianças muito pequenas (com menos de 4 anos de idade) não têm o desenvolvimento cognitivo para realmente imaginar como é ser outra pessoa. Mas eles ainda podem aprender o comportamento gentil. Conversar com crianças pequenas sobre sentimentos e estados mentais e sobre como outra pessoa pode estar pensando ou sentindo ajuda-as a desenvolver a o primeiro estágio da construção da empatia.
Se o seu filho fizer algo desagradável, incentive-o a repensar e se necessário pedir desculpas, além de inventiva lo a criar ideias de como demonstrar o arrependimento com um ato gentil.
Você pode incentivar a empatia em crianças mais velhas, envolvendo-as em causas de compaixão e liderando o caminho através de sua própria escuta empática. Participar de atividades voluntárias, em que elas possam ver em primeira mão como pequenos atos de gentileza podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas.
Fomente a auto-reflexão: Pergunte às crianças regularmente sobre como elas se sentem em relação às suas próprias ações e como poderiam ser mais gentis em determinadas situações.
Seja paciente e consistente: A gentileza é uma habilidade que se desenvolve ao longo do tempo, então seja paciente e continue reforçando esses valores consistentemente.
Os livros são um recurso maravilhoso para criar crianças gentis. Ler livros de histórias sobre personagens interessantes ajudam as crianças a aprenderem a imaginar como é ser outra pessoa e ficar no lugar de outra pessoa. Quando os pais leem livros junto com os filhos, podemos direcionar sua atenção fazendo perguntas sobre os sentimentos do personagem (Como você acha que ela se sentiu quando isso aconteceu? Como você se sentiria se isso acontecesse com você? Você acha que foi uma maneira gentil de se comportar?).
Podemos entregar mensagens-chave sobre bondade e amizade e, se escolhermos livros com sabedoria, podemos abordar alguns tópicos difíceis sem que as crianças se tornem defensivas.
Comments